Tadeu de Souza intensifica ações de saúde no interior e destaca força do serviço público: ‘Muda a vida das pessoas’
Na calha do Solimões, vice-governador comemora parcerias institucionais que viabilizam cirurgias oftalmológicas nos municípios
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, destacou a importância da cooperação entre instituições para encurtar distâncias e garantir o acesso da população às políticas públicas, em especial no interior. Nesta terça-feira (23/10), em agenda oficial no Médio Solimões, Tadeu fez o encerramento da segunda edição do mutirão de cirurgias oftalmológicas em Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus).
“Este projeto, que já levamos a mais de 20 municípios, está completando 6,9 mil pessoas beneficiadas com essas cirurgias. É um número que não se vê em outras administrações. A gente só consegue um resultado como esse por conta desse alinhamento entre as instituições. E faço questão de participar dos mutirões porque vejo neles a força do serviço público que muda a vida das pessoas”, enfatizou Tadeu.
Em Fonte Boa, 400 pessoas foram contempladas, somando os resultados do primeiro mutirão, promovido em julho deste ano, com os procedimentos realizados nos últimos três dias. As cirurgias buscam combater doenças oculares como catarata e pterígio (carne crescida no olhos), comuns na região amazônica devido à exposição à luz solar.
A ação foi realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fonte Boa, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe, que também participou da cerimônia de encerramento. Também estiveram presentes o prefeito Lázaro Araújo, a presidente da Câmara Municipal, Neiverlici de Oliveira, vereadores e demais autoridades locais.
Emoção
Moradores de Fonte Boa compareceram em peso ao evento, realizado em uma quadra poliesportiva. Uma das pacientes que voltaram a enxergar após a cirurgia foi a aposentada Lúcia Araújo, de 67 anos. Emocionada, ela relatou que, antes, precisava do apoio da filha para se locomover dentro de casa e que a catarata nos dois olhos a impedia de sair sozinha.
“Antes, eu nem enxergava, andava só com minha filha do meu lado. Eu não saía para canto nenhum, nem ia mais para a igreja. Quando foi ontem (depois da cirurgia), eu olhei a TV e vi a imagem limpa. Hoje, já dá pra ler a minha Bíblia”, comemorou a paciente.
O deputado Abdala Fraxe destacou o papel da união de esforços para a realização dos mutirões e afirmou que novas emendas serão destinadas para ampliar o atendimento. “Quero me comprometer com vocês que, em 2026, vou destinar mais uma emenda para que ainda mais pessoas possam fazer esse procedimento”, afirmou.
O prefeito Lázaro Araújo, que é médico, agradeceu a presença do vice-governador Tadeu de Souza e ressaltou que o mutirão acelera a recuperação dos pacientes, além de evitar o deslocamento para a capital.
“Trazer o mutirão para o município não é barato e não seria possível se não tivéssemos a parceria correta. O pagamento da emenda nos proporciona a oportunidade de trazer, para Fonte Boa, tratamento oftalmológico, evitando que nossos irmãos fonteboenses precisem sair de casa para buscar atendimento em Manaus”, celebrou o prefeito.
