internacional

Milei celebra vitórias conservadoras nas Américas e afirma que o mundo “despertou”

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta quarta-feira (data) que o mundo passa por uma mudança de rumo ideológico e que as recentes vitórias de forças conservadoras e de centro-direita nas Américas são prova de que “o mundo começou a despertar”. A declaração foi feita durante discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos.

Em sua fala, Milei exaltou os resultados eleitorais recentes em países do continente americano, onde candidatos conservadores e de centro-direita conquistaram espaço político e chegaram ao comando de nações como Chile, Honduras e Bolívia. Na Argentina, segundo o presidente, esse movimento também se reflete no fortalecimento de sua base política após as eleições legislativas, consolidando apoio ao seu projeto de governo.

De acordo com Milei, o avanço dessas forças políticas representa a principal evidência de um novo ciclo ideológico nas Américas, marcado pelo que chamou de “renascer das ideias da liberdade”. O presidente argentino comparou o tom adotado neste ano com discursos feitos em edições anteriores do mesmo fórum.

Em 2024, Milei afirmou ter alertado que “o Ocidente está em perigo” por conta do que descreveu como “doses crescentes de socialismo”. Já em 2025, segundo ele, denunciou a disseminação de “parasitas mentais” promovidos por setores da esquerda. Em 2026, disse retornar a Davos com uma mensagem diferente.

“2026 é o ano em que lhes trago boas notícias: o mundo começou a despertar. A melhor prova disso é o que está acontecendo na América com o renascer das ideias da liberdade”, declarou Milei, sob aplausos de parte da plateia.

O discurso reforça a postura ideológica do presidente argentino no cenário internacional e sinaliza sua intenção de se apresentar como uma das principais vozes do liberalismo econômico e do conservadorismo político na América Latina, em um contexto de rearranjos políticos e disputas narrativas no continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *